quarta-feira, 29 de julho de 2015
O pH pode interferir na estrutura, brilho, maciez e saúde dos cabelos.
Mas quem é esse tal de pH???
O pH é a sigla para “potencial hidrogeniônico”, uma régua que mede a faixa de acidez ou alcalinidade de um produto. Essa régua vai de zero a 14, onde quanto mais próximo de zero, maior a acidez e quanto mais próximo de 14, maior a alcalinidade. O pH 7,0 denota uma faixa de neutralidade, não sendo nem ácido, nem alcalino.pH equilibrado = Fios saudáveis!
Para entender a relação dessa escala com os fios, é preciso entender como ela funciona e qual a classificação de cada substância. Produtos que precisam abrir a cutícula do fio para mudar a estrutura da fibra capilar tem pH alcalino.Ex: Colorações, alisamentos, relaxamentos e descolorações.
Essa abertura de cutículas deixa o cabelo sem vida. O pH mais alcalino, de 8 para cima, pode causar a divisão dos fios, a famosa ponta dupla.
As pessoas com progressiva devem evitar shampoos antirresíduos. A progressiva sela os fios, enquanto o antirresíduos abre as cutículas. Neste caso acabará retirando mais rapidamente a progressiva. O ideal seria usar shampoos com pH até no máximo 6,0.
O pH ácido fecha a cutícula capilar, e ajuda a preservar a cor depositada nos cabelo assim como outros tratamentos hidratantes. O pH dos fios de cabelo variam de 4,2 a 5,8 e do couro cabeludo vai de 3,8 a 5,6 e por isso é importante usar shampoos levemente ácidos para manter o equilíbrio dos fios (com pH de 4 a 5), nessa faixa conseguimos fechar as cutícula sem alterar os fios.
Obs: Shampoos muito ácidos deixam os cabelos rebeldes.
Em cremes de tratamento o pH baixo penetra mais profundamente na fibra capilar, entregando nutrição e hidratação aos fios.
Shampoo antiressíduos.
Os shampoos antirresíduos são extremamente alcalinos sendo proibido para uso diário. Eles são recomendados apenas para pré-tratamentos, antes de químicas para que abra bem as cutículas favorecendo a penetração de tais produtos.É recomendado também para quem usa sempre produtos nos cabelos como gel, laquê, finalizadores, pois eles acabam acumulando resíduos nos cabelos prejudicando-os com o tempo. Mas, evitem usar direto. Lave a cada 10 e 15 dias e lembre-se de hidratar bem depois para fechar as cutículas novamente.
Como o pH age no cabelo?
Não é o pH que age no cabelo e sim as substâncias químicas contidas na fórmula que de acordo com sua concentração, tornam o produto final mais ácido ou mais alcalino. O ideal é que o shampoo esteja na faixa mais próxima da neutralidade e que o condicionador esteja ligeiramente ácido para realizar a neutralização das cargas estáticas e assim facilitar a penteabilidade dos fios.
pH substitui o sal?
Como o pH não é uma matéria-prima e sim uma medida de acidez ou alcalinidade de uma fórmula, não tem nenhuma comparação com o cloreto de sódio, que é um eletrólito doador de viscosidade e consistência aos shampoos.
É verdade que shampoo com sal estraga o cabelo deixando-o seco?
Coitado do cloreto de sódio! Não é ele o responsável por cabelos secos ou estragados e sim tudo o que a pessoa faz de errado com seus fios de cabelo, como tratamentos químicos alisantes, descolorantes, tonalizantes, permanentes, tratamentos térmicos com chapinhas, secador de cabelos, baby-liss, somados aos cosméticos de má qualidade, como shampoos formulados sem ativos que possam repor a estrutura natural dos fios, como os aminoácidos, e que acabam sendo desestruturados e perdem suas características originais de flexibilidade, brilho, maleabilidade, etc.Usa Shampoo de bebê? Então preste antenção...
Usar shampoo de bebê agride menos os cabelos? NÃO! Se enganou quem pensa que esse shampoo é o ideal.O Shampoo de bebê possui aproximadamente pH 7.2. Para o bebê é ótimo. Porém, esse uso é totalmente dispensável aos que têm cabelos quimicamente tratados, pois em excesso pode ressecar os cabelos devido à dilatação das cutículas.
Pela internet consegui o pH de alguns produtos:
OX Plants; Elsève; Vizcaya:
Pantene; Garnier Fructis; Dove:
Éh; Natura Plant; Niely Gold:
Seda; Johnson’s Baby; Phytoervas:
Tinha mandando um e-mail para a monange para poder incluir aqui o pH dos produtos deles, hoje me responderam...
Segue abaixo o PH de cada item que compõe a linha Monange: Shampoos: 5,5 - 6,5 - considerado neutro; Condicionadores 3,5 - 4,5 - considerado ácido; Creme para pentear 3,5 - 4,5 - considerado ácido; Creme de tratamento 3,5 - 4,5 - considerado ácido. |
Lembrando que: Não sou uma profissional da área e fiz esse post depois de ler muito sobre o assunto.
Um beijo e até o próximo post que será sobre luzes e mechas para se inspirar :*
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário :)